terça-feira, 28 de setembro de 2010




Toda essa tribo querida da Pastoral da Juventude,

Celebrar o Jubileu de 25 anos de caminhada merece todo o respeito e toda a paixão.


Não vou dar muitos conselhos para vocês, porque de conselhos que ficam em conselho, está cheia a Igreja e o Mundo. Além do mais, vocês já sabem tudo e estão dispostos/as a caminhar com os olhos e coração abertos.

Eu cito com frequência o poema de um jovem poeta colombiano. Vale para vocês. "Sólo tres cosas tenía / para su viaje el romero: / los ojos abiertos a la lejanía, / atento el oído y el paso ligero[2].". Fazendo questão de que o Caminho seja ELE. A graça e o compromisso de nossas vidas é sermos seguidores/as de Jesus de Nazaré. "Gritar o Evangelho com a vida". Optando pelos pobres e pela militância popular. Sendo Igreja inculturada, comprometida, "esperançada e esperançadora", como diziam os mártires jesuítas de El Salvador.

Com 25 anos de caminhada vocês estão espertos/as. Agora se trata de renovar radicalmente o compromisso batismal e as Pastorais da Juventude.

Para todos/as, um forte abraço e a paz subversiva do Evangelho.

Dom Pedro Casaldáliga[3]

________________________________________ [1] Mensagem enviada por Dom Pedro, por ocasião dos 25 anos do Dia Nacional da Juventude, em 29/04/2010
[2] “O romeiro só tinha três coisas para a viagem: os olhos abertos para o horizonte, os ouvidos atentos e o passo ligeiro”
[3] Bispo emérito da Prelazia de São Felix do Araguaia - MT

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CARTA DA REDE AS PASTORAIS DA JUVENTUDE

"há que se cuidar do broto para que a vida nos dê flor e fruto"


Queridos/as jovens e assessores/as,


A Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude esteve reunida entre os dias 12 e 16 de setembro, em seu XII Encontro. Em meio ao frio gaúcho, em São Leopoldo/RS, nos aquecemos com a esperança da vida que brota da ação evangelizadora das Pastorais da Juventude do Brasil.

A Rede Brasileira nasce de uma experiência de Igreja, comunidade dos seguidores de Jesus que, por dar testemunho d´Ele, se compromete com uma ação pastoral, do cuidado fiel com a vida.

Essa é também a experiência que marca a existência das Pastorais da Juventude, como ação eclesial da Igreja junto dos/as jovens. A Rede Brasileira acredita na revitalização dessa ação pastoral da Igreja, na necessidade do fortalecimento do cuidado com a vida e a ação das PJs, do re-encantamento com essa experiência que marca a vida da Igreja junto dos/as jovens.

A existência das Pastorais da Juventude é resultado do esforço da Igreja na organização de sua ação eclesial no meio juvenil. A importância histórica das Pastorais da Juventude na vivência do processo de educação da fé nos milhares de grupos juvenis no Brasil, nas comunidades e meios específicos, aponta para sua relevância no trabalho orgânico à Igreja, protagonizado pelos/as próprios jovens.

Esse é um serviço da Igreja que precisa de acompanhamento. No seu XII Encontro, a Rede Brasileira reafirma:

· A importância do acompanhamento específico da Igreja às Pastorais da Juventude, em nível nacional e nos regionais e dioceses;

· A necessidade de as Pastorais da Juventude priorizarem o fortalecimento dos grupos de jovens e o acompanhamento do processo de educação da fé, em comunhão com a vida da Igreja e no diálogo com outros grupos e movimentos.

· O fortalecimento da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens como ação em defesa da vida da juventude.



Reafirmamos também nosso apoio a essa experiência tão fundamental para a vida da juventude e da Igreja. Somos amigos/as, membros da mesma comunidade de seguidores de Jesus, o que fortalece nossa comunhão e solidariedade. Colocamos-nos, no compromisso pastoral, a favor da vida dos/as jovens e da caminhada das Pastorais da Juventude no Brasil.

Que a fidelidade a Jesus Cristo e ao seu Projeto de Reino seja sempre a inspiração das Pastorais da Juventude e de suas coordenações e de todos os pastores responsáveis por acompanhar essa experiência de Igreja no Brasil.



Abraço carinhoso e solidário,

Ass. de Promoção Humana e Cidadania Juvenil - TRILHA CIDADÃ/RS
Anchietanum - Centro de Juventude/ SP
CAJU - Casa da Juventude Pe. Burnier/ GO
CCJ - Centro de Capacitação da Juventude/ SP
Instituto de Formação Juvenil do Maranhão/ MA
Instituto de Juventude Contemporânea/ CE
Instituto de Pastoral de Juventude Leste 2/ MG
Instituto Pastoral de Juventude/ RS
Instituto Paulista da Juventude/ SP
Centro Marista de Juventude de Natal/ RN
Centro Marista de Colatina/ ES
Centro Popular Vida e Juventude/ DF

*Centros e Institutos Presentes no XII Encontro da Rede Brasileira